Dinho Vasconcelos

"Con tu puedo y con mi quiero / Vamos juntos compañero" Mário Benedetti.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Chibata! João Candido e a revolta que abalou o Brasil


Acabei de ler o Chibata! João Candido e a revolta que abalou o Brasil, quadrinhos de Hemetério e Olinto Gadelha pela Editora Conrad, fiquei comovido, puto, cheio de ódio da Marinha do Brasil (que ainda mantém reaças desgraçados que querem apagar a história), e extremamente sensibilizado com a história de João Candido, o Almirante Negro, censurado até mesmo na linda letra de "O mestre-sala dos mares", de João Bosco e Aldir Blanc.


É muito importante para a história do Brasil que esses fatos venham à tona, e que seus arquivos sejam abertos pela Marinha. Jamais podemos permitir que a história seja manipulada pelas vergonhosas cabeças reacionárias que comandam as instituições do país. Não deisemos isso acontecer.


O Brasil além de ser um país extremamente jovem, de apenas 500 e poucos anos, tem a péssima mania de apagar sua história e fazer o povo pensar que tudo é lindo e que não houve derramamento de sangue dos oprimidos para aplacar a sede tirânica dos poderosos. Enviaram o "Minas Gerais" para a Itália e o desmancharam para virar sucata, em vez de fazerem dele um museu flutuante em memória de João Candido e dos marujos oprimidos pela chibata e pela insolência desses déspotas do comando da Marinha.


Acorda Brasil, tá na hora de resgatar sua verdadeira história, juntar os pedaços que restaram desse quebra-cabeças para que possamos entender melhor porque esse país tem as mazelas que tem!

Viva o Almirante Negro, viva João Candido! Viva a liberdade!