Dinho Vasconcelos

"Con tu puedo y con mi quiero / Vamos juntos compañero" Mário Benedetti.

sexta-feira, maio 15, 2009

O enigma da memória

O enigma da memória

Como saber se o que vemos e pensamos é real ou imaginário? Fala-se muito de memória involuntária. Algo que, sem a nossa intenção, nos remete a uma lembrança. Pode ser qualquer coisa: desde uma perninha de barata até o famoso biscoito mergulhado no chá. Possível. Mas e a memória daquilo que não foi vivido?

Tem um céu de estanho despencando em lágrimas do lado de fora do meu quarto. Vejo através da janela. Sinto uma melancolia tão gostosa que os meus lábios chegam a se esticar, num leve sorriso mavioso. E então me lembro de coisas que eu nunca vivi: lembro de meu escritório de trabalho, onde eu escrevia os meus romances. Lembro dos móveis entalhados em madeira nobre, da pena e do tinteiro, do aconchego da sala ampla na casa de campo. Sou arrebatado por essa lembrança. No instante seguinte, tiro os olhos da janela e sou sugado dessa memória. De volta ao imediato, me vejo rodeado pelos móveis pré fabricados em madeira compensada, empunhando a esferográfica que já falha a três dias, dentro de um cômodo minúsculo numa quitinete do centro da cidade.

Afinal, de onde veio essa memória?

2 Comments:

At 11:18 PM, Blogger Nina em desabafos said...

oi!

 
At 12:04 AM, Blogger  said...

De onde será?

 

Postar um comentário

<< Home